LIVRO PEDAGOGIA DA MARIONETE LIVRE

Para a adquirir um exemplar do livro <Pedagogia da Marionete Livre, festa-manifesto>   preencha aqui seus dados!

https://forms.gle/jcS8EQCPwok63Tif6
O valor do livro é R$ 55,00 + 12,00 envio em território brasileiro.
Para compra internacional entrar em contato pelo email marionetelivre@sindominio.net ou whatsapp
+5511930414956

O pagamento pode ser feito via PIX:
Chave pix: 22600325832 (cpf)
Nu Bank
Juliana Notari de Moraes

RELEASE

Livro Pedagogia da Marionete Livre reúne 20 anos de vivências e

processos de criação de marionetes

A obra, que foi  lançada em 4 de julho, faz parte do projeto

de comemoração de duas décadas de carreira de Juliana Notari,

que foi contemplado pelo Edital Rumos do Itaú Cultural

Um livro-nômade feito para partilhar experiências sobre a arte milenar das marionetes sem a pretensão de impor verdades. Esse é o objetivo que a artista e marionetista Juliana Notari traçou para o livro Pedagogia da Marionete Livre: festa-manifesto, que reúne as vivências e os processos de criação experienciados por ela durante sua trajetória artística de duas décadas. A obra faz parte do projeto “20 anos de Marionete Livre – Comemoração e Manifesto”, que foi contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural.

Dividido em nove capítulos, o livro discute as memórias da infância, a poética do cotidiano, a construção sensível de marionetes e exercícios e práticas de animação. A obra também aborda os diálogos possíveis entre a arte da marionete e o contexto sociopolítico contemporâneo. O prefácio é do narrador oral Aldo Méndez, cubano radicado na Espanha que é autor de vários livros e foi indicado ao Grammy Latino 2020 pelo álbum Sonidos que cuentan.

Pedagogia da Marionete Livre é um livro essencial para os acervos de escolas de arte e teatro, salas de aula, estudantes e para todas as pessoas interessadas nessa arte peculiar, pois registra os conhecimentos acumulados por Juliana Notari a partir da troca com artistas e pesquisadores e de espetáculos organizados por ela em várias partes do mundo.

“Sistematizei diversos processos de criação e os transformei em pedagogia, com a criação de cursos e oficinas dedicadas à criação da marionete e suas infinitas capacidades de fusão e transformação, além de práticas diárias e uma metodologia livre de construção de marionetes”, explica a marionetista, que já ministrou aulas no Brasil e em países como Argentina, Colômbia, Chile e Espanha.

O livro também evidencia a versatilidade das marionetes e as distintas formas de expressão que elas possibilitam. “Como se trata de uma arte muito generosa e aberta, ela pode dialogar com diversas tecnologias e com qualquer outra linguagem artística”, afirma a artista. Entre as experiências de Juliana detalhadas nas páginas da obra está o projeto Velhas Caixas, uma série de miniespetáculos sobre a velhice que foi concebida depois que ela se internou em casas de repouso da França

JULIANA NOTARI

Começou sua carreira em 2000, já dedicada à pesquisa e criação de espetáculos e oficinas de teatro de animação ao lado da artista Maria Zuquim, com quem trabalha até hoje. Desde então trabalhou e colaborou com músicos, compositores e multiartistas para abrir novos caminhos para a marionete contemporânea.

Nas últimas duas décadas, apresentou obras para públicos de todas as idades, criou e dirigiu festivais de marionetes, desenvolveu uma pedagogia própria, investigou diferentes processos de criação e materiais para suas marionetes, fez turnês internacionais em mais de 15 países. É criadora da Marionete Livre, movimento nômade defendido por meio de suas obras marionetescas e seus processos pedagógicos de trocas de saberes pelo mundo.

Em 2008, realizou uma residência como artista pesquisadora pelo Institut International de la Marionnette, em Charleville-Mézières, na França. Continuou suas pesquisas sobre o universo das marionetes dentro do programa de mestrado da Universidade de Strasbourg, onde viveu durante cinco anos. Em 2011, criou o projeto Velhas Caixas, uma série de miniespetáculos sobre a velhice que foi concebida depois que a artista se internou em casas de repouso da França.

De 2015 a 2020, foi gestora do espaço independente Condomínio Cultural, localizado em São Paulo, onde promoveu ações de difusão e fomentos às artes da marionete. Em 2020, realizou a minissérie audiovisual experimental Selva, ao lado da artista e jornalista Laura Corcuera e do editor Yuri de Francco, com apoio do Instituto Goethe. É fundadora da Sociedade Insólita para Marionete Contemporânea ao lado da Cia Mevitevendo.

LIVRO PEDAGOGIA DA MARIONETE LIVRE

Autora: Juliana Notari

Prefácio: Aldo Méndez

Fotografias: Paulo Pereira, Laura Corcuera,

Juanjo Palácio, Marina Takami,

Mirrah da Silva e Otávio de Almeida

Projeto gráfico: Bianca de Oliveira

Páginas: 140 páginas

Dimensões: 14 x 21​ cm

Produção Independente

Marionetista Juliana Notari

Assessoria de Imprensa: Pensée

Raquel Carvajal (11) 97594-6064

raquel@pensee.com.br