SELVA (português)

SELVA

Marionetes, matérias vivas e poesia visual

SELVA é uma menine que viaja em uma cápsula de matérias vivas.

SELVA pode se transportar e despertar em terras longínquas e bosques desconhecidos ou no nosso próprio estômago.

Todas minhas obras nascem de uma necessidade vital em me expressar sobre alguma situação ou momento que normalmente toca meu ventre, pança, que remove o coração, que treme minhas pernas, ou que me faz sentir um buraco infinito no meu peito ou estômago. SELVA nasce em tempos de escassa escuta nas relações humanas, de violências extremas, de crise sensorial com a falta de sensibilidade, com tanta desigualdade social e com o ódio exagerado e difundido…. Por outro lado, são muitos sentimentos misturados que passam pelos corpos das pessoas que não se conformam com a velha tentativa de reprimir e eliminar a poesia que nos é inerente. São estes sentimentos tão reveladores que desde criança me relaciono, observo e escuto com toda minha atenção, que passeiam pelo meu corpo e podem migrar a outro, a base e essência desta obra.

A grande gestualidade da obra é a abertura das janelas e portas do meu corpo e mostrar o universo que me habita. No meu ventre – coração –pulmão está uma selva com todo o caos e a beleza que pode conter um lugar assim, cheio de nuances, ambientes, sensações, cores, temperaturas e estados. É uma selva, um bioma único que pode ser compartilhado.

Esta SELVA muda como as estações do ano e o estado das plantas e seres. A ideia central da obra SELVA é falar das diversas emoções, sentimentos e humores que passam pelo nosso corpo e que se transforma e fusionam em outra coisa ou apenas desaparecem da mesma maneira que foram criadas. Para isso todo o cenário é vivo, cinético, um lugar fantástico,  mutante, compartilhando as linhas narrativas emaranhadas deste lugar ainda secreto, com sua fauna específica e vegetação minimalista e exuberante.

Em SELVA estão as marionetes construídas com materiais recolhidos na natureza mesclados com minhas matérias afetivas e orgânicas, como minhas roupas e meu cabelo e também toda a poesia visual investigada durante o processo de criação  a partir das texturas do corpo e da natureza.

A obra foi criada em duas etapas : num processo de imersão na Espanha, na Serra Norte de Madrid e no Brasil , na Mata Atlântica localizada na costa brasileira.

Criação e escuta

Ao lado da artista Laura Corcuera começamos o processo de criação  a partir da pratica da escuta de nossas necessidades vitais e aquilo que nos move e remove. Como escutar  e praticar o diálogo e não cair no maior gesto opressor de nossos tempos, o anti-diálogo, que como bem definiu o pedagogo Paulo Freire, são as relações por meio de comunicados e não a comunicação .

Comunicar e dialogar para sair da roda viciada da opressão  posta pela sistema que vivemos.

Escutar tem a ver com atuar e se relacionar com as coisas com lentidão e observar os processos internos e externos.

Laura faz a direção da obra a partir do convívio das salas de ensaio que é um grande laboratório de ideias e movimentos. O roteiro é construído em processo colaborativo entre as duas artistas.

FORMATOS

Quatro versões de SELVA
1. Espetáculo ao vivo com duracão de 40 minutos, apresentado em
salas não convencionais ou num parque, com um público de
25 pessoas.
2. Filme. Obra de video-arte e  marionetas estreada no XIII
Festival Internacional de Títeres de Manizales, Colombia, 23 de
outubro de 2020.
3. Série audiovisual : Mini-série de televisão composta por oito
capítulos de oito minutos cada um, realizada para la RadioTV
Mundo Novo, Condô Cultural-Goethe Institut, e  emitida pela
primeira vez no Brasil entre novembro e dezembro de 2020.
4. Teatro em miniatura: peça de miniaturas de oito minutos criada
específicamente para um publico de 1 ou 2 pessoas e para ser realizada ao
ar livre, se possível num bosque, num parque ou debaixo  de uma árvore.

 

Ficha Artística:

Idealização, marionetes e cenário: Juliana Notari

Direção: Laura Corcuera

Roteiro: Juliana Notari e Laura Corcuera

Música original:  dani-vi

Produção: Marionete Livre

Contatos:

marionetelivre@sindominio.net

www.marionetelivre.noblogs.org