Velhas Caixas / Vieilles Boîtes

 

Velhas Caixas // Juliana Notari
Velhas Caixas é uma série de 5 mini espetáculos de teatro de bonecos apresentados para uma pessoa de cada vez, com a duração de 3 minutos, por pessoa e por espetáculo. O tema sempre é a velhice. São espaços cênicos de personagens idosos que dividem momentos com o publico que é seu convidado. 

Juliana Notari criou esse projeto em 2010, em longo período de residência, onde esteve “internada” em casas de repouso na Região de Rones Alpes, na França, para pesquisar a velhice, os gestos, a pele, e a memoria. Foram 6 meses de profundo trabalho.

Durante esse processo, surgiu o primeiro espetáculo da série Velhas CaixasSorriso no Copo. Criado no Instituto Internacional de Marionetas, em Charleville Mezieres, França, durante uma residência de pesquisa de três meses, e um trabalho com o bonequeiro inglês Gavin Glover. Foram pesquisadas as técnicas de manipulação e construção de bonecos para um bonequeiro solista e com o aprofundamento no tema, foi escrito o Projeto Velhas Caixas. O ser solista está em todos os sentidos (criação, construção, técnica, público e atuação).

Depois de Sorriso no Copo, Juliana foi convidada a criar os 4 próximos espetáculos em residência de criação, em casas de repouso, ou seja, em asilos. Foram no total 4 meses dentro de dois asilos diferentes, convivendo e dividindo momentos do cotidiano com mais ou menos 120 idosos, dependentes ou não. Com o atelier de bonecos instalado dentro destes espaços, realmente viveu com eles 24 horas. Nesse período, escutou, observou, desenhou historias e gestos destas pessoas. Um projeto realmente especial, com um processo de criação intenso.

São eles:

Sorriso no Copo: IDA conta a historia de sua vida através de seus dentes. Esta senhora mostra ao público fotos de sua vida e a mudança de seu sorriso. Ela está feliz pois a única vez que tem seu sorriso completo é com a dentadura. 

Au Bain Marie / Banho Maria: MARIA é uma senhora muito, muito idosa, que está no seu momento diário preferido: O Banho. MARIA se lava frente ao público, sem pudores e com prazer. O cenário diz muito: é um banheiro dentro de uma floresta seca, com folhas e flores e a banheira e o chuveiro são de verdade, com agua e tudo. É uma metáfora de seu corpo com a natureza seca. Au bain Marie é o resultado de muitas questões e observações sobre o corpo dentro dos asilos. 

Antonino!: ANTONINO é um antigo clown de circo que está aposentado e muito idoso. Agora, Antonino tem um circo de pulgas imaginário, e convida o público para uma apresentação. No meio desta apresentação, ele perde seu nariz de palhaço e já não o reconhece. Antonino! é o um olhar poético sobre a Doença de Alzheimer. O espetáculo é uma homenagem ao centenário do avô da artista.

O sapateiro: a historia se passa dentro da sapataria de ALFREDO, velho sapateiro que está apaixonado por um sapato vermelho. ALFREDO esqueceu a face de sua amada, dona do sapato, e passa todo tempo tentando encontrá-la em seus objetos, nas fotos de suas exs, na sua memoria.  Para a criação deste espetáculo a artista se inspirou também na música Iracema de Adoniran Barbosa. 

Thé avec…/ Chá com…: Dentro de uma antiga cozinha portuguesa decorada por tradicionais azulejos, o espectador é convidado a tomar um chá preparado por uma senhora portuguesa, LUZIA, que sempre espera alguém para servir seu chá. A chaleira, as xícaras, o próprio chá e o açucareiro, são transformados em cenas de seu passado. Uma maneira mágica que esta senhora encontrou para contar sua historia, que é um chá de lembranças. Chá com… é um espetáculo criado a partir de historias das mulheres idosas que a artista encontrou durante a estadia nas casas de repouso na França.

http://tvuol.uol.com.br/video/artista-se-interna-em-asilo-frances-para-escrever-peca-04024D9C3070DCA94326/

http://globotv.globo.com/rede-globo/programa-do-jo/v/marionetista-juliana-notari-fala-de-seu-trabalho/1502381/